domingo, 26 de março de 2017

Prazo para o Cadastro Ambiental Rural é prorrogado

Obrigatório para todas as propriedades rurais, cadastro é um registro eletrônico que serve de controle, monitoramento e combate ao desmatamento.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. O prazo para os proprietários realizarem o cadastro foi prorrogado até o dia 31 de dezembro de 2017. Em Colombo, que é constituída de, pelo menos, 60% de área rural, mais de 1200 famílias de agricultores devem aderir à regularização. 

O período de cadastramento teve início no ano passado e durante todo este tempo a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento prestou atendimento gratuito aos produtores rurais que agendaram previamente o serviço. “Este é um documento fundamental pra a compra e venda de imóveis rurais, além do acesso a créditos e empréstimos financeiros. Todos os produtores que nos procuraram foram atendidos”, afirma o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Ainda segundo o secretário foram mais de 500 famílias atendidas no município. “Foram mais de 200 cadastros feitos pela nossa equipe, que fez toda a orientação necessária a essas famílias”, explica.

Vale lembrar que o produtor que não estiver cadastrado não poderá ter acesso a serviços de política pública, como: crédito rural, linhas de financiamento e isenção de impostos para insumos e equipamentos.

Sobre o Cadastro Ambiental Rural
Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Serviço
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Endereço: Rua Pedro Pavin, 1022 – Centro
Telefone: 3656-2490


Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo Foto: João Senechal/ PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário