quarta-feira, 22 de março de 2017

Carambola - Perigos da fruta para os rins!

A ingestão dessa fruta pode provocar sintomas neurológicos em pacientes com doença renal crônica, por causa da enzima caramboxina, que não é filtrada pelos rins e pode ser tóxica ao ser humano. Essa informação, defende o projeto, precisa ser mais amplamente divulgada à população. 

Estudos da Universidade de São Paulo (USP) já comprovaram que a carambola pode ter efeitos tóxicos ao organismo, principalmente nos pacientes com insuficiência renal. 

Esse efeito é causado por uma toxina da fruta que é filtrada pelos rins. Como os rins de pacientes com doença renal crônica não filtram adequadamente, ocorre um acúmulo dessa substância no organismo, o que pode desencadear crises de soluço, vômitos, convulsões ou até mesmo o óbito.


Além disso, a carambola é uma fruta rica em ácido oxálico, substância que pode levar a formação de pedras nos rins de indivíduos mais susceptíveis. Por isso, mesmo naquelas pessoas que não possuem problemas renais, recomendamos que a ingestão de carambola seja feita com moderação!


Para pacientes em hemodiálise, transplantados ou aqueles com doença renal crônica, EVITE consumir carambola!

Em Colombo, na sessão da terça-feira 07/03, foram divulgados os primeiros projetos de lei de autoria do Poder Legislativo em 2017. 

O vereador Vagner Brandão (PRB) assina o Projeto de Lei do legislativo 811/2017, que propõe a obrigatoriedade da presença de um cartaz em bares, restaurantes, lanchonetes, casas de sucos, supermercados, estabelecimentos de hortifrúti de Colombo alertando sobre os riscos a pessoas com doenças renais crônicas da ingestão de carambola. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário