domingo, 14 de outubro de 2018

Alunos na Câmara

Alunos do Programa Cidadão Ambiental Mirim conhecem o Legislativo e participam da reunião do Conselho de Meio Ambiente.

A Câmara Municipal de Colombo recebeu na quarta-feira (10/10) a visita de estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal Monteiro Lobato.
Os alunos apresentaram seus trabalhos de educação ambiental relacionados ao Programa Cidadão Ambiental Mirim. Também participaram da reunião do Conselho de Meio Ambiente e aproveitaram a oportunidade para fazer a entrega de duas cartas de reivindicações para os vereadores e para o Secretário do Meio Ambiente – Evandro Luiz Busato.


 Na manhã desta quarta-feira (10/10), o Legislativo recebeu a visita de 50 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Monteiro Lobato e das professoras Almerilis Oliveira Ramos, Iara Falcão e Nair Leite que participam do Programa Cidadão Ambiental Mirim. Esse programa é resultado do trabalho feito pelo Programa de Educação Ambiental Colombo Sustentável.

Para a assessora pedagógica, esta atividade representa um exercício de cidadania coletiva, para que os estudantes aprendam sobre a importância da atuação conjunta da comunidade em prol do bem comum. “Um dos objetivos do programa é orientar os estudantes a desenvolverem valores, atitudes, conhecimentos e habilidades que os capacitem a agir de modo responsável com os lugares onde vivem, conhecendo seus direitos e deveres pela qualidade de vida dos ambientes”, declarou Dalva.

Os alunos foram recebidos no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves pelos vereadores, pela servidora e Chefe da Divisão do Apoio Legislativo, Lucirene Cavassin, pelo Secretário do Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Colombo (CONMACO), Evandro Luiz Busato, e pela assessora pedagógica da educação ambiental da Secretaria de Educação, Dalva Simone Strapasson Dias. Em seguida, a servidora Lucirene fez uma breve explanação sobre o Legislativo Municipal.

Durante a reunião do Conselho de Meio Ambiente, os alunos aproveitaram a ocasião para fazer a entrega de duas cartas de reivindicações sobre os problemas socioambientais presentes nos bairros Campo Alto e Guarani para os vereadores e para o Secretário do Meio Ambiente Evandro Luiz Busato. Informações sobre as coletas de lixo reciclável e não reciclável, poluição dos rios locais, falta de arborização, segurança, construção de áreas de lazer e revitalização das áreas já existentes no município, distribuição de folhetos explicativos e realização de palestras são algumas das reivindicações apresentadas pelos alunos.

O secretário Evandro agradeceu os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e a todos os alunos e professores que estão envolvidos nesse programa. “Vendo os pedidos feitos por vocês, eu posso adiantar algumas coisas. A Secretaria de Meio Ambiente está em fase de elaboração do projeto do Plano Municipal de Arborização Urbana e em fase de licitação do Plano Municipal de Drenagem, pois queremos acabar com os problemas das enchentes. Estamos revitalizando algumas áreas de lazer. Agora com a construção do Parque Linear do Palmital, não faltarão opções de atividades de lazer e recreativas para os alunos e a comunidade. O parque contará com sete campos de futebol, sete pistas de skate, pista de caminhada, academia e playground", afirmou Evandro.

O presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB) parabenizou os alunos, os professores e a escola pelos trabalhados realizados no Projeto Cidadão Ambiental Mirim. “Estamos felizes em recebê-los aqui hoje, vocês que são o futuro do nosso município. Quem sabe daqui há uns anos, alguns de vocês poderão estar aqui como vereadores. Gostaria de parabenizá-los pelo exercício da cidadania. Muito se fala em educação ambiental, mas pouco se faz. O Legislativo se coloca à disposição de vocês no que for preciso. Seria muito importante que as escolas participassem das nossas sessões legislativas”, enfatizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário