sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Câmara recebeu o Grupo de Atividades Socioambientais

Na Tribuna Livre, Câmara recebe o Grupo de Atividades Socioambientais do Baldo
No espaço destinado à Tribuna Livre, o diretor auxiliar do Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo - Wanderlei Karam – apresentou as ações desenvolvidas pelo GASB (Grupo de Atividades Socioambientais do Baldo) com ênfase nas ações realizadas pelo Projeto de Ação “GAIA”. 
Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (02/10), o Grupo de Atividades Socioambientais do Baldo (GASB) usou o espaço destinado à Tribuna Livre para apresentar o Projeto de Ação “GAIA”. Esse projeto tem como objetivo propiciar a integração de quatro atividades: guardar água da chuva em uma cisterna, aquário ecológico, irrigação e análise da qualidade da água do Rio Palmital.

De acordo com Wanderlei karam, idealizador do projeto, o GASB executa abordagens teóricas e práticas, a partir de reflexões e ações que permitam discutir os problemas socioambientais, demonstrando caminhos e soluções alternativas. Também faz a integração entre os alunos e a comunidade escolar, por meio de um processo pedagógico interdisciplinar, participativo e permanente na busca de uma consciência crítica sobre a problemática socioambiental.

“Tenho orgulho em falar que o GASB hoje não é mais apenas um projeto e sim um programa. Ele já faz parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola. Fazem parte desse projeto alunos do ensino fundamental, médio e ex-alunos. Quando eu comecei esse projeto em 2011, eu não tinha noção da dimensão que ele se tornaria. Hoje, esse projeto faz a transformação social por meio da educação ambiental”, afirmou Karam. 


Também utilizaram a Tribuna Livre, a aluna do 9º ano, Gabriela Cristina da Silva, e a ex-aluna e estudante de zootecnia da UFPR, Sara Timóteo Anjos, que falaram sobre suas participações no Projeto “GAIA”. Segundo Gabriela, a ideia é a que as atividades continuem por meio de um processo sistêmico, participativo e permanente, buscando um envolvimento da comunidade escolar. Para Sara, o projeto não trabalha apenas com o meio ambiente, trabalha também a transformação social dos alunos envolvidos no projeto.

Ao finalizar sua apresentação, karam informou que o GASB também realiza outras atividades como compostagem, irrigação, coleta e confecção de coletor de pilhas e baterias usadas, oficinas para transformação do óleo de cozinha em sabão, horta, minhocário, aquário ecológico, e confecção de experimentos de solo e pomar. O diretor enfatizou que a participação dos alunos envolvidos no projeto em eventos relacionados a educação ambiental está fazendo com que eles desenvolvam novas habilidades, se tornem mais autônomos, críticos e sociáveis

Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para sanarem suas dúvidas, fizeram suas considerações e parabenizaram o projeto. O presidente da Casa, vereador Vagner da Viação (PRB), agradeceu a presença e destacou a importância dos trabalhos que estão sendo feitos pelo GASB através da educação ambiental.

Projetos de Lei - Está em período de pauta o Projeto de Lei do Executivo nº13/2018 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2019. Foi divulgada a Emenda ao Projeto de Lei do Executivo nº 16/2018 que institui o Programa de Tratamento Diferenciado de Pagamento de dívidas tributárias relacionadas com o IPTU, ISS, ITBI, Contribuição de Melhorias e Taxas do Município de Colombo.

Indicações – Foram apresentadas 16 indicações de autoria dos vereadores Anderson Prego (PT), Baggio (PTC), Elcio do Aviário (PSDB), Gilgera (PSDB), Issa (PTB), Pelé (PSDB) e Marquinho Berlesi (PSDB). Todas essas indicações foram encaminhadas aos setores competentes. A íntegra da Ordem do Dia pode ser conferida na Pauta das Sessões.

Votos de Congratulações Entregues – O vereador Elcio do Aviário (PSDB) entregou os votos de congratulações aos empresários colombenses André Schidamini e Noel Martins pela geração de empregos na cidade de Colombo.
Também o vereador Anderson Prego (PT) entregou esses votos para o Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo pela realização do Projeto GAIA que executa ações a partir de reflexões que permitam discutir os problemas socioambientais, demonstrando caminhos e soluções alternativas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário