terça-feira, 30 de outubro de 2018

Saiba como funciona o sistema para a rede de esgoto residencial

O tratamento do esgoto doméstico é de fundamental importância para a garantia de uma melhor qualidade de vida da população.

Diagnosticar problemas de saneamento básico, informar quanto às questões ligadas a rede de água e esgoto e verificar irregularidades para orientar a população sobre a melhor forma de solucionar problemas. A Coordenação de Vigilância Ambiental, instituída em janeiro de 2018, é a responsável pela a fiscalização de assuntos relacionados ao esgoto. Essa fiscalização é feita por meio da vistoria pelos técnicos da Vigilância Ambiental vinculada à Secretaria de Saúde, a fim de averiguar as situações relatadas.

Ao todo, cerca de 30 denúncias quanto ao esgoto irregular são feitas por mês a Prefeitura de Colombo. Todas são recebidas por meio processos abertos pela população nos setores de protocolo da instituição, através da ouvidoria, via e-mail e telefone.

Segundo o Secretário de Saúde Antoninho Barth após a vistoria realizada pelos técnicos, é constatada, ou não, a irregularidade. “Sempre que houver alguma situação de risco à saúde da população, a vigilância sanitária deve ser acionada. Queremos, cada vez mais, trazer saúde aos colombenses. Com uma boa rede de esgotos, podemos reduzir o número de doenças, sobretudo na infância, e, assim, garantir uma melhor qualidade de vida a todos”, destacou.

Em relação ao esgotamento sanitário, a tecnóloga em saneamento Lucielly Fernandes Rosa, orienta que a água da chuva e esgoto sejam destinadas de forma separada. “Na galeria de águas pluviais deve ser feita somente a destinação das águas da chuva, sendo irregular qualquer lançamento de esgoto nela e vice-versa. Não devem ser destinadas ao esgotamento sanitário as águas da chuva”.

Além disso, Lucielly esclarece que a água do tanque, máquina e pia são considerados esgotos e não devem ser lançados na galeria de águas pluviais. A tecnóloga ainda explica que, quando não existir rede coletora de esgoto, um sistema de tratamento individual deve ser construído.

Meio Ambiente 

O secretário de Meio Ambiente Evandro Luiz Busato destaca a importância do tratamento do esgoto doméstico. “A galeria de águas pluviais é para a destinação da água de chuva e não recebe qualquer tipo de tratamento, sendo, assim, é lançada diretamente em rios e córregos da cidade. Deste modo, destinar o esgoto na rede de água de chuva contribui para a contaminação do meio ambiente, uma vez que, sem o devido tratamento, este vai diretamente para os rios destruindo o ecossistema.” O secretário ainda reafirma que a ligação de esgoto na galeria de águas pluviais é proibida por lei.

Processo de construção da rede de esgoto

Para irregularidades relatadas, é entregue ao proprietário do imóvel uma notificação com o desvio, contendo um prazo para seu cumprimento. Caso a situação persista, o morador recebe um termo de intimação com um novo prazo. Uma vez que o termo não seja cumprido, é realizado um processo administrativo sanitário passivo de multa. Se a irregularidade prosseguir, todo o procedimento é feito novamente, porém, com o agravante de reincidência.

A Secretária de Urbanismo e Habitação Tânia Mara Tosin, explica que o morador pode entrar em contato caso haja alguma dúvida no processo de construção da rede de esgotos. “Os projetos de construção devem ser aprovados. Assim, o proprietário pode entrar em contato se estiver com dúvidas quanto a regularidade ou nos processos de construção”.

Além da SANEPAR e da Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Obras também trabalha em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária, sendo responsável pelo pela captação de água pluvial na rua. “Somos responsáveis pela captação que é feita na rua. Acreditamos que, com todos trabalhando juntos para um melhor tratamento da rede de esgotos, a cidade poderá ser ainda mais desenvolvida”.

Serviço: Para acionar a Vigilância, você pode entrar em contato pelo e-mail ouvidoriasaude@colombo.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3656-5480/6566

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário