domingo, 21 de outubro de 2018

Exposição de pinturas em tela

Exposição de pinturas em tela destaca o talento das crianças e adolescentes colombenses.

A mostra é gratuita e poderá ser visitada até o dia 31 de outubro.

A Casa da Cultura de Colombo abriu na manhã desta terça-feira, 16, a exposição de telas que destaca o talento das crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência, Fortalecimento e Vinculo – Projeto Sede. A mostra é gratuita e poderá ser visitada até o dia 31 de outubro.  Entre os temas retratados nas obras estão a Ressurreição, Corpus Christi, e os pontos turísticos do município.

A ideia surgiu após a realização da exposição “Brincando com coisa séria”, da artista colombense Cintia Stapassoli, que conta com a colaboração de obras de alunos colombenses. De acordo com a Diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Colombo, Rita Straioto, como incentivo o Projeto Sede recebeu uma doação de telas da Casa da Cultura para o início das confecções dos desenhos.

“Depois da exposição da Cintia – artista colombense, as crianças viram que poderiam fazer trabalhos tão maravilhosos quanto os dos outros alunos da mesma idade deles. Isso estimulou e desafiou eles a mostrar que também eram capazes. Nascendo a vontade de expor as obras. Além de revelar novos talentos e democratizar o acesso às artes plásticas” explica Rita.

A professora orientadora Rosângela Chaves ensinou diversas técnicas para a produção das telas em sala de aula e explorou temas como por exemplo, o bullying, a família, imigrantes, respeito e a tradição. “O objetivo era trabalhar valores através de desenhos livres das crianças e dos conhecimentos que elas possuem do município de Colombo. Eles têm muito amor pela região e seus pontos turísticos e isso também ajuda a tornarem-se bons cidadãos”, enfatiza Rosângela.

Para as crianças e adolescentes foi uma experiência nova, que ajudou na convivência com os demais colegas, ensinado o que não deve ser feito aos demais, além de mostrar o quanto Colombo é bonita. Para a estudante Carolina de 13 anos, foi uma oportunidade de aprender mais sobre Artes e mostrar o quanto ela é especial. “Eu escolhi desenhar o museu por que representa a Arte, a Natureza e o ambiente onde vivemos. E eu amo artes e desenhar e foi bom que conseguir fazer.”

Já para Ana Clara foi diferente ver uma exposição que tivesse desenhos produzidos por ela. “Nunca tinha visto uma exposição minha, com um desenho meu. Eu escolhi a Rodovia da Uva para pintar, pois é muito bonito o pôr do sol naquela região”.

Serviço:

A amostra ficará disponível para visitação até o dia 31 de outubro, na Casa da Cultura, localizada na rua XV de Novembro, 105, para o público em geral. O horário de visitação é das 08h às 12h e da 13h às 17h – de segunda a sexta-feira.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário