domingo, 9 de abril de 2017

Comitê Gestor Municipal debate sobre o desenvolvimento econômico do município

Dentro do planejamento estratégico, estão algumas propostas para que o município se desenvolva e torne-se uma cidade empreendedora.

Definir ações voltadas para o desenvolvimento econômico do município. Foi com esse intuito que a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho vem desenvolvendo o Comitê Gestor Municipal, de acordo com o decreto 050/2015.

Durante o encontro, realizado na última quinta-feira, 30, foram debatidos assuntos em relação ao Planejamento Estratégico do Comitê Gestor, incluindo diversas ações e responsabilidades. Além do Programa Cidade Empreendedora, definições da visão do Comitê Gestor e sobre o Planejamento Estratégico Anual.

“Estamos avançando e tornando uma cidade cada vez mais empreendedora e capaz de receber e promover novos negócios. Queremos tornar a nossa região um local favorável aos negócios locais. Através das capacitações mostramos ações e soluções que agregam as micro e pequenas empresas ao ambiente de negócios”, ressaltou o Secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa.

Ações que serão desenvolvidas pelo Comitê Gestor Municipal

Dentro do planejamento estratégico, estão algumas propostas para que o município se desenvolva e torne-se uma cidade empreendedora.

Entre as principais ações que serão desenvolvidas pelo Comitê será a implantação de um canal de comunicação para orientação, comunicação e divulgação para compradores e fornecedores. Os fornecedores do município e região serão cadastrados  e conhecerão a cadeia produtiva dos setores de Colombo.

“Queremos simplificar e desburocratizar o processo. O nosso objetivo é mapear os principais temas para a capacitação dos contadores e capacitá-los com seminários. E, criar uma legislação para o comércio ambulante, e por fim integrar as informações municipais para aberturas de empresas no site Rede Sim (Empresa fácil)”, explica o secretário.

Outra temática abordada durante o encontro foi sobre crédito, em que as propostas têm um foco educativo também, como por exemplo, a educação financeira de pessoas físicas e jurídicas.

“A nossa intenção é formar um mutirão de regularização de dívidas e capacitar os pequenos empreendedores de Colombo, com informação de utilização de créditos”, destaca Milgioransa.

Quando o tema é Inovação e Tecnologia, o Comitê busca mapear os ativos tecnológicos do município e atrair investidores e empresas de tecnologia de informação.  

“Como uma das questões de planejamento, na Educação Empreendedora a meta é única: alinhar as estratégias da Educação Empreendedora com o Agente de Desenvolvimento e o Comitê Gestor”, explica o secretário.

Outra proposta feita durante o encontro foi o Associativismo, ou seja, a união de um grupo de pessoas, de empresas, de comerciantes. 
Então, para que seja totalmente implantado em nosso município é necessário mapear todas as associações e cooperativas, sensibilizar e conscientizá-las para unir forças em prol do desenvolvimento do município. Além de implantar politicas públicas para o fortalecimento dessas associações e levantar o que cada uma está fazendo em Colombo em favor das empresas e finalmente realizar um encontro de integração das entidades”, enfatizou o secretária.

Um dos pontos importantes debatido foi o Acesso á Justiça, no qual o plano é fazer parceria com a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Colombo) no ponto de atendimento para disponibilizar consultoria empresarial jurídica e contábil.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo

Foto: João Senechal/ PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário