quinta-feira, 27 de abril de 2017

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia agricultores e entidades de Colombo

Cerca de 87 produtores e 40 instituições do município fazem parte do programa;  e recebem alimentos de qualidade.

Garantir acesso de alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar e promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar é o principal objetivo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desenvolvido pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento em parceria com o Governo Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Por meio desta iniciativa, a prefeitura compra os alimentos produzidos pelos agricultores familiares e repassa às entidades socioassistenciais atendidas pelo município. Ao total, são 40 entidades beneficiadas. “Desta forma estamos valorizando o trabalho do nosso produtor rural e levando para a mesa das crianças, dos jovens e dos idosos alimentos fresquinhos e da nossa terra”, disse a Prefeita Beti Pavin.

Além de ajudar a escoar a produção, esse trabalho traz aos produtores colombenses a possibilidade de ampliarem seus negócios, garantindo o sustento de muitas pessoas. “São atendidos aqueles que não têm acesso a uma alimentação segura e de qualidade principalmente nas regiões mais carentes. Então o objetivo é fazer com que essas famílias sejam atendidas com verduras e legumes produzidos pelos nossos agricultores, dentro destes, a prioridade é absorver a produção de orgânicos”, disse o Secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Ao todo, 87 produtores, entre produtores orgânicos e produtoras mulheres rurais do município estão sendo beneficiados com o programa. Por semana são distribuídos aproximadamente oito toneladas de hortigranjeiros, as 40 instituições, projetos e centros de convivência atendidos pelo Programa de Aquisição de alimentos. Ao todo, os produtos atendem mais de cinco mil pessoas. Vale lembrar que o Programa de Aquisição dá prioridade para os produtores de orgânicos assim como para as mulheres, com o intuito de incentivar a produção agroecológica, tornando dela uma forma com que a família se envolva ainda mais na produção.

“Com certeza essa ação ajuda tanto os produtores quanto na alimentação das pessoas. A intenção é atender todas as entidades cadastradas no CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar) e mais produtores. Também Esperamos que no próximo chamamento a adesão seja ainda maior por parte dos produtores de orgânicos, pois o preço pago por esses produtos tem um acréscimo de 30%”, disse Toniolo.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: 
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Divulgação/ PMC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário