terça-feira, 4 de abril de 2017

Prefeitura orientou população de Colombo no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O objetivo foi alertar as pessoas sobre os sintomas da doença e divulgar o tratamento gratuito oferecido nas Unidades de Saúde do município.

O mês de Março é marcado pela Campanha Nacional de Combate à Tuberculose e também é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, no dia 24. A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou ações de conscientização sobre a doença – que mais mata no mundo.

O objetivo foi alertar a população sobre os sintomas da doença e divulgar o tratamento gratuito oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nas Unidades de Saúde do município.

Na sexta-feira, 24, aconteceu no Terminal do Maracanã uma ação de orientação de prevenção da Tuberculose, com os profissionais da saúde. Equipes distribuíram 500 panfletos e esclareceram dúvidas sobre a doença para mais de 350 pessoas que circulavam pelo local.

“A receptividade das pessoas foi bastante positiva, foram distribuídos panfletos e muitas pessoas falaram que conhecem ou tem alguém na família com os sintomas de tosse que dura mais de três semanas e que estariam procurando a unidade de saúde”, ressaltou o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

Nas 24 Unidades de Saúde de Colombo foram realizadas, no último dia 24, – 23 coletas para baciloscopia – pesquisa de BAAR (Bacilo Álcool Ácido Resistente). “A ação superou as nossas expectativas. Pois, sempre é importante utilizar ferramentas de informação para a população, quanto mais conhecimento sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento melhor serão as resolutividades dos agravos, diminuindo os índices de óbitos e complicações por abandono de tratamento”, ressaltou Dr. Braga.

Vale lembrar, que as Unidades de Saúde estão preparadas para orientar, coletar e realizar o tratamento da Tuberculose. “É totalmente gratuito o tratamento da doença e com 100% de chance de cura se descoberto no início e sendo seguido tratamento por no mínimo seis meses”, enfatiza o secretário.

Sobre a Tuberculose

É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões. Porém, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.

A radiografia de tórax é método diagnóstico de grande importância na investigação da tuberculose. “É muito importante o diagnóstico ser feito precocemente, assim, o paciente infectado logo deixa de transmitir a doença”, ressalta o Dr. Braga. O tratamento, feito com antibióticos não deve ser interrompido durante seis meses.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio Fausto/ PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário