sábado, 15 de abril de 2017

A vacina contra a gripe influenza estará disponível a partir do dia 17, nas Unidades Básicas de Saúde

Os trabalhadores da saúde serão os primeiros a receber a imunização; já para os demais grupos a campanha se iniciará no dia 24 de abril e se estenderá até o dia 26 de maio de 2017.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2017 já tem data marcada para começar. Em Colombo, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde disponibilizará a vacina contra a gripe influenza nas Unidades de Saúde a partir do dia 17 de abril – para os trabalhadores da saúde. 

O Ministério da Saúde dividiu a campanha por etapas, ou seja, no período de 17 a 20 de abril, a vacina estará disponível para os trabalhadores da saúde. Já para os demais grupos, a campanha se iniciará no dia 24 de abril e se estenderá até o dia 26 de maio de 2017.

“Lembrando que no dia 13 de maio haverá o dia de mobilização nacional”, enfatiza o secretário da pasta, Darci Martins Braga. É importante ressaltar que todos que se encaixam nos grupos prioritários, deverão procurar uma Unidade de Saúde mais próxima a sua residência para receber a vacina a partir do dia 24 de abril.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Também serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores ativos (que estão em sala de aula) das escolas públicas e privadas. O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 60 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

“Só não poderão receber a vacina crianças com febre acima de 38ºC, pessoas com história de reação anafilática relacionada ao ovo e seus derivados”, ressalta Dr. Braga.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: João Senechal/ PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário