quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Exposição “140 anos de Imigração Italiana em Colombo”

Museu recebe exposição “140 anos de Imigração Italiana em Colombo”.

A mostra revela as cidades das primeiras famílias do município, 64 fotografias sobre trabalho, religião e família. Além de notícias publicadas no jornal da época.

O Museu Municipal Cristóforo Colombo recebe entre os dias 13 de agosto a 23 de setembro a exposição “140 anos de Imigração Italiana em Colombo” – em celebração aos 140 anos da fundação da Colônia Alfredo Chaves.

O objetivo da exposição é de levar a todos a memória da chegada dos primeiros imigrantes italianos em terras colombenses – em meados de 1878 – com a instalação da Colônia Alfredo Chaves nas terras do Butiatumirim. Esses lotes urbanos deram origem a Vila de Colombo, o que hoje corresponde ao Centro da cidade, conhecido também como Sede.

A mostra revela as cidades de origem das 27 primeiras famílias a ocuparem o núcleo colonial. Quem comparecer a exposição também poderá conferir 64 fotografias sobre trabalho, religião e família. Além disso, são expostas notícias publicadas no jornal da época, algumas palavras trazidas por esses vênetos e que permanecem até hoje no vocabulário dos colombenses.

Realizado pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, a exposição conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, lazer e Juventude. A pesquisa Iconográfica ficou a cargo de Bernadete Julia Lovato D’Agostin e Rosangela Kusma Gasparin. Já a pesquisa histórica ficou sob responsabilidade de Diego Gabardo e Fábio Luiz Machioski.

Serviço:
Exposição “140 anos de Imigração Italiana em Colombo”
Data: De 13 de agosto a 23 de setembro
Horário: Seg. a sex. das 8h às 12h e das 13h às 17h | Sáb. e dom. das 13h às 17h.
Local: Museu Municipal Cristóforo Colombo – Rua Mal. Floriano Peixoto, 8771 – Centro (anexo ao Parque Municipal da Uva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário