sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é aprovado

Aprovado em audiência pública e pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente – o Plano visa manter o município limpo e garantir o destino ambiental correto e seguro para o resíduo sólido, ou seja, o lixo.

Aprimorar as atividades voltadas para o manejo adequado de resíduos em todo o Município de Colombo. Foi com esse intuito que a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a empresa Evolua Ambiental desenvolveu três volumes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS. As versões foram aprovadas em audiência pública e também pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente.

O plano tem como finalidade o desenvolvimento das atividades voltadas para o manejo adequado de resíduos em todo o Município de Colombo. “Esse plano gerou uma análise completa da situação atual da Gestão dos Resíduos Sólidos no município e considerou diversos cenários para apontar em quais rumos a Prefeitura deve seguir para a realização da gestão adequada dos Resíduos gerados no município, no horizonte de 20 anos”, ressaltou o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

A iniciativa atende uma obrigatoriedade para os municípios conforme Lei 12.305/10 e visa manter o município limpo e garantir o destino ambiental correto e seguro para o resíduo sólido, ou seja, o lixo.

“Para que isso aconteça é preciso conceber, implementar e administrar sistemas de manejo de resíduos sólidos urbanos, considerando uma ampla participação dos setores da sociedade e tendo como perspectiva o desenvolvimento sustentável”, conta Busato.

O documento realizado pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a empresa Evolua Ambiental foi dividido nas seguintes partes: diagnóstico, prognóstico e proposições. Além de apontar e descrever as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos urbanos. “Também contempla os aspectos referentes a não geração, redução, reutilização, reciclagem e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário