quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Prefeitura implanta projeto de estudante Universitário

Sistema alternativo de esgoto consiste na construção de fossa séptica para locais com ausência de saneamento básico.

A Prefeitura de Colombo por meio da secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) através do aluno de Engenharia Ambiental, Taunay de Godoy Zanini, está implantando a construção de um Sistema Alternativo de Esgoto – Bacia de Evapotranspiração (BET) – em locais com ausência de saneamento básico.

O projeto, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Taunay, consiste na construção de fossas sépticas e/ou fossas de bananeiras – também denominadas de Tanque de Evapotranspiração (TEvap) – para locais com ausência de saneamento básico para o tratamento de dejetos humanos. A experiência está sendo aplicada na Associação de Catadores do Limoeiro, na área rural do município.
O Trabalho é desenvolvido a partir da parceria entre o estudante sua orientadora, que participam com o conhecimento, aplicação, orientação, acompanhamento, supervisão da instalação e avaliação dos resultados e com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do departamento de Resíduos Sólidos com o apoio logístico, participando de todas as etapas e auxiliando com a verba para instalação da unidade piloto na Associação de Catadores.

Viabilidade Técnica

De acordo com o secretário da pasta, Evandro Busato, a viabilidade técnica está na facilidade da construção da Bacia de Evapotranspiração, no baixo custo dos materiais e na eficiência comprovada do tratamento. “É um projeto que ficamos muito contentes em apoiar, porque servirá de Educação Ambiental aos alunos do município, já que temos aqui maneiras de gerenciamento de resíduos sólidos e a importância do esgotamento sanitário. Além de promover a preservação das águas do Aquífero Karst”, explicou.

A construção do projeto piloto para saneamento básico iniciou no dia 18 de julho e tem previsão para estar em funcionamento na Associação de Catadores do Limoeiro já neste mês de agosto. “É uma ação que traz benefícios para a saúde pública e ambiental, fortalecendo o estudo acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental, abrindo oportunidades e futuras ações de desenvolvimento com cunho cientifico, social e ambiental”, destacou Busato.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário