domingo, 19 de agosto de 2018

Prefeitura promoveu 1° Encontro de Vigilância em Saúde

A ação contou com a participação de técnicos da vigilância em saúde e teve como objetivo capacitar, traçar novos desafios e expor as ações realizadas pelos profissionais.

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde em conjunto com o Departamento de Vigilância e Promoção a Saúde realizou nesta sexta-feira, 10, o 1° Encontro de Vigilância em Saúde com o tema “Desafios e Perspectivas”.


Na ocasião, servidores municipais e técnicos da vigilância em saúde passaram por qualificações com o objetivo de melhorar o atendimento à população. A prefeita Beti Pavin compareceu ao evento e destacou a importância desses encontros. “Essas ações são fundamentais para que todos possam interagir, aprender e avaliar os avanços. Além disso, não esquecer do mais importante, que é a sensibilidade de abordagem com a população, de como fazer isso e comemorar cada conquista no setor da saúde”, disse.


De acordo com o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth, a Vigilância em Saúde conta com uma equipe multidisciplinar que necessita de constante atualização e aprimoramento para atendimento, imunização, controle de vetores, prevenção de acidentes de trabalho e fiscalização de estabelecimentos de interesses e assistência à saúde da população.


“É de nossa responsabilidade capacitar esses profissionais para que possam transmitir informações com segurança aos nossos cidadãos. Por isso, precisamos cada vez mais sermos participativos e integrados”, explicou Barth.


O encontro buscou qualificar setores como: Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental, Saúde do Trabalhador e sua interface com a Atenção Básica. “Essa capacitação faz parte do Plano Municipal de Saúde e foi um momento em que pudemos traçar novos desafios, expor nossas ações e fortalecer aquilo que fazemos no dia a dia”, disse a Diretora do Departamento em Vigilância e Promoção a Saúde, Priscila Costa.


Entrega de uniformes


Durante a ação, foi realizada a entrega oficial dos uniformes para os agentes comunitários de Endemias. O kit contem calça, camiseta, jaqueta e kit bolsa com todos os materiais necessários para o levantamento de índices de infestação das larvas do mosquito vetor da Dengue Chikungunys, Zika e Febre Amarela.


Presenças


Participaram do encontro o secretário de Comunicação Social, Waldirlei Bueno; a secretária da Fazenda, Alessandra da Silva; a apoiadora da COSEMS/PR, Giorgia Regina Luchese; a consultora temática da vigilância em saúde do COSEMS/PR, Rosângela Treichel Surita; a Diretora do Departamento Administrativo de Gestão e Controle, Nice Andreia de Morais Almeida Lara e a Diretora da Atenção Básica, Adriana Cordeiro Lopes Pereira.


Também estiveram presentes o Diretor Executivo, médico Darci Martins Braga; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Angelita Aparecida Muniz; a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Isabele Vicente de Brito; a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Lucielly Fernandes Rosa e a Coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Inês Marli Benatto.


Fizeram parte do encontro representantes da Ouvidoria da Saúde, Coordenadores de núcleos, preparadores físicos e representantes das secretarias de saúde do município de Campina Grande do Sul e Pinhais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário