quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Exposição em homenagem às mulheres

A mostra acontece no mês de agosto, gratuitamente.

Pensando ainda mais em difundir a cultura pelo município, na quinta-feira, dia 09, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, promoveu a abertura da exposição “Memória exposta cicatrizes”. A mostra, que visa homenagear mulheres em momentos de reinvenção e recomeços, une a fotografia com alguns depoimentos.

Para a professora de artes e uma das idealizadoras do projeto Lívia Uhlmann, a mostra tem como objetivo inspirar o recomeço para, sobretudo, outras mulheres. “Nosso trabalho tem o corpo como objeto principal, mostrando suas marcas e cicatrizes. Queremos mostrar que cada cicatriz é parte da história de alguém, que conta um momento da vida dessas mulheres que, de alguma forma, tiveram que recomeçar algo. Algumas marcas foram propositais e outras acidentais, mas todas são histórias. Queremos inspirar outras mulheres a não terem vergonha de suas marcas, e incentivá-las ao recomeço”.

A professora também aproveitou o evento para lançar seu livro “Exposta – Uma coletânea de postagens inadmissíveis”. O livro reúne diversas crônicas e “devaneios” que foram escritos desde 2012, quando Lívia mudou-se do Rio de Janeiro para Curitiba. “São histórias minhas, de coisas cotidianas. O nome ‘Exposta’, tanto no livro como na mostra, foi escolhido porque ambos representam uma exposição, uma exteriorização. Uma é minha, uma exposição da alma, e a outra é a do corpo”.

A fotógrafa Carol Castanho foi a responsável pela parte visual do projeto. Ela, que sempre trabalhou com fotografias voltadas às temáticas sociais, afirmou estar muito satisfeita como resultado da exposição. “Foi algo diferente daquilo que trabalhava, mas igualmente gratificante. Demos um novo significado para a história dessas mulheres, falando de assuntos que podem ser, muitas vezes, dolorosos. Daqui pra frente, queremos continuar contando novas histórias”.

O secretário da pasta Paulo César Cardoso ressalta a importância das exposições promovidas pela Prefeitura. “A cultura faz parte do desenvolvimento e crescimento. Queremos aproximar ainda mais população com as diferentes temáticas que serão aqui exibidas e, por isso, faremos a partir de agora, uma abertura para cada nova exposição. Pretendemos valorizar a cultura da cidade e valorizar os artistas locais”.

A diretora do Departamento Cultura Rita Straioto também destaca a relevância das exposições. “A cultura trabalha com ideias, crenças, comportamentos e práticas sociais. Com as mostras, podemos compartilhar um pouco mais desses costumes quanto ao nosso município. Queremos que as visitas a Casa da Cultura se tornem parte do cotidiano da população”.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Administração José Mauri Henemann, o secretário de Agricultura e Abastecimento Marcio Roberto Toniolo o vereador Sidney Campos, o representante do Vereador Anderson Prego, Jackson Franco de Oliveira, o representante do Coletivo de Ação Cultural de Colombo (Coacol) Jordano Wegbecher, e os alunos destaque do primeiro trimestre do Colégio Estadual Abraham Lincoln.

Quem tiver interesse em comprar o livro ou compartilhar a história de sua cicatriz, deve entrar em contato por meio do facebook.com/exposta, pelo Instagam@livroexposta ou @cacolcastanhofoto ou pelo site www.clubedeautores.com.br.

A exposição acontece no mês de agosto, gratuitamente. A Casa da Cultura está aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13hàs 17h. Para mais informações, pelo telefone: (41) 3656-6423.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário