segunda-feira, 8 de maio de 2017

CHEIRO DE NAFTALINA


Curitiba amanheceu em contrastes, de um lado a segunda maior torcida do estado, que fez festa ontem, soltou fogos, comemorou seu título de campeão legitimo e de outro lado uma torcida que reapareceu no cenário paranaense, a mesma que tem pífias médias de público e se diz a maior do Estado do Paraná. Mas qual Estado do Paraná? Pois até onde sabemos todas as pesquisas apontam superioridade maiúscula da torcida Atleticana.
 
Pois bem, a torcida que embelezou a cidade com comemoração e fogos em todos os cantos, claro, sem dúvidas foi a segunda maior torcida do Estado do Paraná, a torcida do Corinthians. Sequer vi coxas comemorando e os poucos que vi eram “sobrepostos” por torcedores corinthianos.

O cheiro de naftalina infestou Curitiba e região metropolitana de um jeito que estava impossível respirar e até mesmo corinthianos comemorando me perguntaram que time era aquele.

Nem mesmo em uma zoação Paulista o coxa foi lembrado.

O paranaense pode levantar a estima da torcida mais surrada do futebol paranaense, aquela mesma que não pode almejar nada mais que títulos do ruralzão e ainda com ajuda do próprio Atlético que utiliza o campeonato apenas para treino de sua piazada e da arbitragem paranaense que é simplesmente um lixo.

O que vimos no domingo foi hilário, teve bandeirão rasgado de novo. Um terceiro rasgo poderão pedir música no fantástico.

Teve jogador se borrando, e muito se deve ao anúncio da semana que o clube entraria com o time titular e que não se confirmou. Mas como segurar o medo?

Volto a repetir o que escrevi há alguns dias atrás:

Desconhecia a existência ainda de torcedores coxas.
 
Desconhecia até a existência ainda, de torcedores de outros clubes da capital.

Já tinha plena certeza que éramos os únicos torcedores de um clube de Curitiba.

Dado o tamanho minúsculo de nossos ditos rivais, (se é que temos rivais ainda nessa cidade) havia eu esquecido que tinha amigos coxas espalhados por aí.

Claro que eles apareceram por estes dias timidamente, em pouco número, não o suficiente para nos tirar do sério. Desenterraram algumas piadas prontas do passado, disfarçaram o cheiro de naftalina das piadinhas e das camisas antigas e sem uso e puseram em prática, com uma felicidade incomparável, todo seu desabafo de torcedores sofridos, angustiados e ressuscitados, uma felicidade daquelas de final de copa do mundo, que todos sabemos, DURA POUCO PARA ELES.

Há muito tempo, mas há muito tempo, não tinha contato com o ser coxa branca, não sabia que este tipo de torcedor ainda existia, fui pego de surpresa, mesmo que isolados e em pouco número, eles ainda existem. Talvez escondidos no submundo da cidade ou trancafiados em seus roupeiros, dispensas, sótãos ou até mesmo com a cabeça enterrada na areia que o gato defecou.
 

Mas eis que nesta primeira semana de maio tivemos a grata surpresa de vermos os mortos se levantarem. Quem disse que é mito a ressurreição?
 

Que maravilha!

Estou emocionado por ver amigos e até inimigos coxas novamente nas redes, nas ruas, nos jornais, revistas, rádios, televisões, campos e construções, caminhando e cantando e seguindo a canção. 

Tem gente que eu tinha certeza, estava morto. Estava até preparando aquela listinha para dia de finados, tipo, flores, velas, orações, mas com as graças dos deuses do futebol, acabei por rever muitos e poder riscar da minha lista e nessa época de crise, não é exagero falar que poderei economizar com velas e flores.


A meus amigos coxas, felicidades, bom revê-los e um conselho: Comecem suas orações, romarias, promessas, novenas e etc etc etc e tais... Pois o campeonato pra clubes grandes irá começar e até onde sabemos a parte de baixo está mais concorrida ainda, vocês terão adversários maiores que vocês, será complicado manter-se na primeira divisão, arrisco dizer que poderá haver troca entre vocês e o Londrina.

A última pesquisa pergunta: Quem cai mais?

A)            Coritiba
B)            Palmeiras
C)            Vasco
D)           WhatsApp
E)            Jogador do Corinthians na área.

O Clube líder em rebaixamentos no mundo, larga de novo na frente, ou atrás, como queiram, mantendo o foco para seu maior objetivo no ano: Manter-se na primeira divisão.



Que foi isso?
 O Bandeirão mais rasgado do Brasil


 A equipe de costura


 Quem é a maior mesmo?

Nem na zoação o coxa é lembrado. 
Ah claro, o campeonato é para os grandes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário