quinta-feira, 11 de maio de 2017

Trincheira do Atuba, Contorno Norte, e Futsal em sessão ordinária

Trincheira do Atuba, Contorno Norte, Turismo em Colombo, Lei Rural, e Futsal em Colombo são temas abordados por vereadores em sessão ordinária.
 

A pluralidade de assuntos foi a tônica da sessão ordinária desta terça-feira (9/5) na Câmara Municipal de Colombo. Os parlamentares destacaram temas da agenda local e nacional de importância para o cidadão colombense. Também fizeram 39 indicações de melhorias no município que serão encaminhadas para os órgãos responsáveis.
 

A pluralidade de assuntos foi a tônica da sessão ordinária desta terça-feira (9/5) na Câmara Municipal de Colombo. Os parlamentares destacaram temas da agenda local e nacional de importância para o cidadão colombense. Também fizeram 39 indicações de melhorias no município que serão encaminhadas para os órgãos responsáveis.

A necessidade de conclusão das obras de trânsito na Trincheira do Atuba e do Contorno Norte foi lembrada pelos vereadores Sidnei Campos (PRP) e Pelé (PTB), respectivamente. Campos comunicou à Casa de Leis colombense que a obra na Trincheira, paralisada há quatro anos, recebeu o apoio dos vereadores de Pinhais. “Eles protocolaram no Fórum de Colombo um pedido para que sejam tomadas providências para a realização da obra, estão solidários nessa questão”.

A construção da trincheira, de responsabilidade da Autopista Régis Bittencourt, está parada porque o traçado da obra passa por um terreno particular e o processo de desapropriação está na 1ª Vara Cível de Colombo, no aguardo da avaliação por um perito do valor de desapropriação do imóvel. Uma primeira avaliação determinou o depósito em juízo de R$ 743 mil, contestados pelos donos do terreno. Enquanto a situação judicial não é resolvida, o trecho na BR-116 que liga Colombo a Pinhais e serve de acesso a São Paulo segue como um ponto de congestionamento constante.


Em março de 2016, o presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Omar Akel, havia ocupado a Tribuna Livre da Câmara de Colombo e comentou que a intenção do governo estadual era concluir a obra até o final do ano passado, mas a dificuldade era justamente o traçado da obra passar por esse terreno particular e a tentativa era a de declarar a área de interesse público.

Contorno Norte - O vereador Pelé destacou que a Câmara deve pedir ao Ministério Público e os responsáveis pela obra do Contorno Norte para concluírem o projeto orçado em R$ 150 milhões e embargado em 2013, por passar por um trecho de reserva ambiental, pertencente à Embrapa Floresta. Já foi cogitada, inclusive, uma nova rota que desviasse a reserva. O contorno ligará a Rodovia da Uva à Estrada da Ribeira. “Temos de aproveitar essa oportunidade da viagem da prefeita Beti Pavin [PSDB] à Brasília e cutucar os responsáveis pela construção, tem a Autopista Régis Bittencourt, que toda a população sabe que ganhou a concessão, a ANTT, [Agência Nacional de Transportes Terrestres], responsável pela desapropriação. Solicitar ao MP que decidam o trajeto”, defendeu.

Lei Rural – O vereador Anderson Prego (PT) pediu solidariedade dos demais parlamentares para uma moção de repúdio que pretende encaminhar à Câmara dos Deputados, em Brasília, contra a a tramitação do
Projeto de Lei federal 6442/2016, proposto pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), que institui normas reguladoras do trabalho rural e dá outras providências. “Essa é uma proposta que interessa a nós todos, especialmente por Colombo ter 65% de sua área rural. Esse projeto consegue ser infinitamente pior que o projeto da reforma trabalhista, votado semanas atrás: esse projeto revê que o trabalhador receba moradia e alimentação como remuneração; não bastasse pode compor seu salário parte da produção. Se não é a legalização do trabalho feudal ou da escravidão, não sei mais o que possa vir”, declarou. Os vereadores Elcio do Aviário (PSDB) e Pastor Jerçon (PSL) mostraram-se solidários a causa de Prego.

Turismo colombense - O vereador Edson Baggio (PTC), destacou que o município lançou uma nova ferramenta em prol do turismo local, o site
Turismo Colombo, destacando os Circuito Italiano e demais pontos de visitação, gastronomia e hospedagem na cidade.

Indicações - Foram divulgadas também 39 indicações, assinadas por dez vereadores com pedidos de melhorias em vários setores do município, objetivando a qualidade de vida do colombense. As indicações foram encaminhadas às secretarias municipais de Urbanismo, Obras e Viação, Planejamento, Meio Ambiente, Esportes, Educação, Assistência Social, à Secretaria de Governo, à prefeita Beti Pavin (PSDB). Também houve indicações encaminhadas à Copel, ao diretor e a um dos gerentes da Sanepar e à Comec.

A indicação, conforme o Artigo 158 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Colombo, é a proposição em que o vereador solicita ao Poder Executivo Municipal medidas de caráter político-administrativo ou sugere aos órgãos públicos competentes, que não os da estrutura administrativa do Município, medidas de interesse público no âmbito da comunidade de Colombo.

Assinam os documentos os vereadores Marquinho Berlesi (PSDB), Edson Baggio (PTC), Anderson Prego (PT), Thiago de Jesus (PRB), Vagner da Viação (PRB), Issa (PTB), Renato Lunardon (PV), Pastor Jerçon (PSL), Elcio do Aviário (PSDB) e Dolíria Strapasson (PSDB). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário